Flebologia (Cirurgia Vascular)

As varizes e as pequenas varicosidades são manifestações da doença venosa crónica dos membros inferiores que tem uma prevalência significativa na população em geral (cerca de 20 a 30% da população adulta) sendo mais frequente a sua ocorrência no sexo feminino.
A doença varicosa é causa de um problema estético que afecta a auto-estima do paciente, frequentemente provoca sintomatologia incapacitante e pode originar complicações médicas graves.
Na avaliação clínica do doente recorremos sempre ao estudo com exames não invasivos – ecografia doppler, para mapeamento e avaliação hemodinâmica precisa do distúrbio da circulação venosa.

São várias as técnicas de tratamento utilizadas. O objectivo é controlar a sintomatologia e prevenir as complicações da doença salvaguardando a preocupação estética do paciente. Distinguiríamos essencialmente dois tipos de intervenção terapêutica: tratamentos não cirúrgicos – esclerose e tratamento com laser transcutâneo nas pequenas varicosidades e telangiectasias (pequenos vasos conhecidos vulgarmente como “raios”). A esclerose, apesar de ser um tratamento injectável, é praticamente indolor devido ao calibre muito fino das agulhas utilizadas e aos meios ópticos de que hoje dispomos para controlar a precisão da injecção.

Os tratamentos cirúrgicos que utilizamos são hoje muito menos invasivos do que antigamente, permitindo um adequado controlo funcional da doença com um resultado cosmético excelente, quer com o método clássico de”stripping” como com as modernas técnicas cirúrgicas endovasculares, das quais utilizamos a cirurgia com laser endovascular. É um procedimento minimamente invasivo que não obriga à realização de anestesia geral, não necessita de internamento hospitalar, as incisões cutâneas realizadas são milimétricas e a recuperação no pós-operatório é mais rápida permitindo retomar precocemente a actividade profissional.

Se pretende uma consulta ou um aconselhamento específico sobre flebologia ao efectuar a sua marcação favor solicitar Consulta de Cirurgia Vascular.

Responsável da Consulta

Coordenação Geral da Consulta



© Epidermis - Centro de Dermatologia