Oncologia Cutânea e Rastreio do Cancro da Pele

Nesta consulta, efectuada por todos os dermatologistas do corpo clínico da Epidermis, é feito o despiste de lesões pré malignas e malignas da pele e proposto tratamento adequado. Em indivíduos com múltiplos nevos atípicos é feito mapeamento dos seus sinais com o recurso à dermatoscopia digital computorizada, sempre que se justifica.

Os cancros da pele mais frequentes são, por ordem decrescente de frequência, o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular, o melanoma, e, menos frequentemente os linfomas cutâneos, o sarcoma de Kaposi, o dermatofibrosarcoma, entre outros.

As lesões pré-cancerosas mais frequentes são as queratoses actínicas e as leucoplasias. Os nevos atípicos, sobretudo se integrados no síndrome de nevos atípicos ou de aparecimento recente, os lentigos atípicos e os nevos congénitos atípicos ou de grandes dimensões, constituem sinais de risco acrescido para o melanoma, que é o cancro da pele mais temível, no entanto, se detectado e tratado precocemente é curável. Nesta consulta é ainda incentivado os cuidados a ter com o Sol, no âmbito da Prevenção Primária do Cancro da Pele e o ensino para o auto-exame, no âmbito da prevenção secundária do cancro da pele.

Para saber as características dos sinais benignos e de risco de cancro da pele, bem como os cuidados a ter com a pele, incluíndo o ensino do auto-exame, favor consulte:

www.apcancrocutaneo.pt; www.euromelanoma.org/portugal

Se possui pele de risco (pele clara e/ou com antecedentes de várias queimaduras solares) e sinais suspeitos poderá efectuar rastreio de cancro da pele. Para tal, ao efectuar a sua marcação, favor solicitar Consulta de Rastreio do Cancro da Pele.

Coordenação Geral da Consulta



© Epidermis - Centro de Dermatologia