Cicatrizes

As cicatrizes constituem problema dermatológico estético e por vezes funcional que justificam, em vários casos, sequência de tratamentos que podem ser melhor planificados em consulta específica.

As cicatrizes (de várias causas: após acne, pós operatórias, traumáticas e queimaduras) podem ser tratadas por uma ou mais técnicas utilizadas em conjunto ou em sequência (peelings, criocirurgia, laser CO2 e/ou fraccionado, laser vasculares ou luz pulsada).

Os quelóides relativamente frequentes nalgumas cirurgias, particularmente em áreas de risco, como a pré-esternal, sobretudo em pele de risco (morena), ou após surtos graves de acne inflamatório ou quístico, podem também ser tratados, com bastante eficácia, com um conjunto de técnicas dermocosméticas.

Frequentemente assiste-se à ocorrência de quelóides, em pessoas geneticamente predispostas, após procedimentos cirúrgicos, incluindo plásticos, e à necessidade de evitar qualquer cirurgia clássica, sendo então necessária uma abordagem multifacetada com o apoio de várias técnicas de Dermatologia.

As estrias surgem por ruptura das fibras elásticas. Pode existir susceptibilidade familiar, condições hormonais, alteração de peso ou esforço que favoreçam o seu aparecimento.
É importante a prevenção, diagnóstico e tratamento precoce das estrias.

A puberdade, gravidez, toma de uma pílula, alteração de peso ou de estrutura física do corpo, são alturas frequentes para o seu aparecimento ou agravamento. Nesta consulta poderá ter orientação para os cremes mais adequados, bem como para medicação oral e orientação dietética, sempre que necessário.
Quando instaladas as estrias podem ser avermelhadas ou esbranquiçadas. Em função do tipo de estrias a proposta de tratamento é diferente. As luzes (lasers e luz pulsada) e os peelings, são algumas das possíveis terapêuticas que têm que ser avaliadas se e quando indicadas.

Se pretende uma consulta específica de Cicatrizes, ao efectuar a sua marcação favor solicitar Consulta de Cicatrizes. Esta consulta é efectuada por todos os dermatologistas do corpo clínico da Epidermis.

Coordenação Geral da Consulta



© Epidermis - Centro de Dermatologia