Prof. Doutor Osvaldo Correia  

Prof. Doutor Osvaldo Correia

Osvaldo Correia, natural de S João da Madeira, residente no Porto.

Possui a especialidade de Dermatologia e Venereologia, bem como de Farmacologia Clínica.
Docente da Faculdade de Medicina do Porto, desde 1986, sendo actualmente Professor Afiliado de Imunologia da Faculdade de Medicina, da Universidade do Porto. 
Trabalhou no Serviço de Dermatologia do H S João, no Porto até 1994 e, posteriormente, no Serviço de Dermatologia do IPO, no Porto, até final de 2001, encontrando-se em licença sem vencimento. Foi membro da Direcção Clínica do H S João, no Porto, de 1991 a 1994. Pratica medicina privada desde o inicio de 1993.
Exerce actualmente a sua actividade clínica, como Director Clínico do Centro de Dermatologia Epidermis, no Instituto CUF, no Porto.
Consultor na área de Dermatologia na Unidade de Farmacovigilância do Norte, desde há vários anos. Publicou, em 2003, a monografia Reacções Cutâneas Adversas a Medicamentos (Toxidermias).
Colabora com as atividades da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) desde 1989. É, actualmente, secretário geral da APCC, tendo dedicado, sobretudo desde 2002, particular atenção à Prevenção Primária do Cancro da Pele, com ações dirigidas à população em geral, especialmente às crianças e adolescentes, profissionais de educação e saúde. Neste âmbito publicou em 2003, com reedições anuais até 2016 o livro educativo para crianças intitulado “Brinca e aprende com o Zé Pintas. Sol ... Férias ... Cuidados a ter ...”. que tem sido utilizado nas campanhas de prevenção de cancro da pele em vários países europeus, integrado nas ações do Grupo Europeu Euromelanoma, do qual faz parte desde há varios anos. 
Membro da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia, European Academy of Dermatology, American Academy of Dermatology, Colégio Ibero-Latino-Americano de Dermatologia (CILAD), European Nail Society (ENS), International Dermoscopy Society. Membro de vários grupos de trabalho da SPDV: Grupo de Dermatoscopia, Grupo Psoriase, Grupo de Fotobiologia, Grupo Dermatologia Cosmética, Grupo Dermatologia Cirúrgica. Outras áreas particularmente envolvido: acne, cabelo, patologia genital (HPV) e unhas.
Possui mais de 130 publicações científicas em diversas áreas de Dermatologia, muitas delas em revistas internacionais. Possui mais de 2000 citações internacionais dos artigos publicados na pubmed.
Efectuou mais de 360 comunicações científicas em Reuniões nacionais e internacionais de Dermatologia. Tem participado como organizador e palestrante em numerosos Cursos de Pós Graduação, bem como moderador e conferencista em numerosas reuniões científicas nacionais e internacionais. Faz parte do corpo editorial de algumas revistas de Dermatologia. Tem sido designado como reviewer de várias revistas internacionais.



© Epidermis - Centro de Dermatologia