O Centro de Dermatologia Epidermis é uma unidade clínica que surgiu em 1993 prestando cuidados de Dermatologia, no Porto e em S. João da Madeira.
No ano de 2017 celebra os seus 24 anos de existência.
Desde finais de 2007 os Serviços Clínicos, na área do Grande Porto, têm sido prestados no Instituto CUF, moderna unidade de diagnóstico e tratamento, pluridisciplinar, localizada perto do Norteshopping. A possibilidade de aparcamento no próprio edifício e a fácil acessibilidade pelas principais auto-estradas e metro são comodidades adicionais para todos os que recorrem à Epidermis. A partir de meados de 2014 concentramos toda a atividade no Porto (Instituto CUF) e assim nos manteremos em exclusividade neste espaço pois assim teremos possibilidade de prestar serviço clínico e técnico de excelência.
A equipa alargada de dermatologistas, que tenho o gosto de coordenar, orienta-se pelos mesmos princípios técnicos, éticos e humanos, na realização das consultas e tratamentos. Como regra, o rigor técnico e a disponibilidade.
Destaque ainda para a colaboração regular do Professor Doutor Eckart Haneke, dermatologista alemão, autoridade reconhecida internacionalmente em cirurgia dermatológica, histopatologia e doenças das unhas. Possuímos ainda apoio de Cirurgia Vascular.
Das principais técnicas de diagnóstico e tratamento que temos a possibilidade de efectuar desde 1996, realce para a dermatoscopia digitalizada computorizada, diferentes técnicas de dermocosmética, fototerapia, luz pulsada e diferentes lasers (cirúrgico, fraccionado, vasculares, depilatório, manchas e tatuagens e mais recentemente o laser não ablativo). A experiência em dermocosmética (toxina botulínica, preenchimentos, peelings e laser) é de longa data.
A vertente de diagnóstico precoce e tratamento do cancro da pele e seguimento de indivíduos de risco continuará a ser uma das nossas prioridades com larga experiência na temática.
Possuímos Consultas especializadas para diagnóstico e seguimento dos casos clínicos mais delicados ou refractários, sempre que o clínico assim o entender justificável.
A Consulta de Urgência diária, disponível em 24 horas, mediante marcação prévia, por telefone, é assegurada por todos os médicos, em escala rotativa, sendo possível uma decisão com colaboração de vários especialistas, sempre que necessário.
A Unidade de Unha dedica-se às diversas alterações das unhas (cosméticas, infecciosas, inflamatórias e tumorais) proporcionando-se tratamentos médicos, cirúrgicos e laser.
A abordagem clínica e terapêutica uniforme e atualizada, é assegurada, por reuniões clínicas periódicas de todo o corpo clínico. A investigação clínica e a aquisição e treino constante das mais modernas técnicas de diagnóstico e tratamento em todas as áreas, permitem assegurar aos nossos utentes, um serviço clínico competente, dedicado e atualizado, sendo o Centro de Dermatologia Epidermis reconhecido internacionalmente através de reuniões e publicações internacionais.
No nosso site poderá encontrar a mais variada oferta de serviços do Centro de Dermatologia Epidermis, que são disponibilizados exclusivamente na área do Grande Porto no Instituto CUF: 22 00 33 700.
Esperamos que continuem a confiar nos nossos serviços clínicos.
Sempre ao vosso dispor
Dezembro de 2016, Prof. Doutor Osvaldo Correia
Director Clínico do Centro de Dermatologia Epidermis
Sabia que ...
O transplante capilar, apesar de ser uma técnica desenvolvida e praticada há mais de 50 anos, teve um importante e significativo avanço na última década. De uma cirurgia complexa, com pós-operatório complicado e resultados moderadamente satisfatórios evoluiu-se para técnicas minuciosas, com excelente eficácia, possibilidade de transplante de um elevado número de unidades foliculares e cicatrizes praticamente imperceptiveis ao fim de poucos meses.
A descoberta da técnica do microenxerto, em que os folículos são microscopicamente cortados um a um, foi simplesmente revolucionária. Destaca-se o denominado Transplante de Unidade Folicular. O cirurgião retira uma fina faixa de couro cabeludo da região occipital (zona dadora) a partir do qual se obtém um grande número de unidades foliculares (muitas vezes com mais do que um cabelo) que são posteriormente individualizadas com grande ampliação e/ou microscópio.
Estas unidades são transferidas uma por uma para a(s) zona(s) receptora(s) onde se aumentará a densidade capilar mas sempre com preocupação estética e natural. A evolução da técnica cirúrgica permite que a cicatriz residual da região occipital seja praticamente imperceptível. Os folículos assim transplantados retêm capacidade genética para resistirem à queda.
O transplante capilar deverá ser sempre encarado como um complemento e não como uma solução única para o problema da queda de cabelo.
A combinação personalizada de medicação tópica e oral, vitamínica e outras, com eventuais ajustes periódicos associados ao transplante capilar sempre que necessário ou desejado permitem hoje obter excelentes resultados na maioria das alopecias ou falhas de cabelo.
Se pretende obter mais informações sobre Transplante Capilar, favor marcar Consulta de Cabelo (Transplante)